Por que habilidades de DBA são necessárias?


Este post é de referencia ao T-SQL Tuesday organizado por Paul Randal (Blog | Twitter).

Quando você administra um ambiente com mais de 40 servidores de SQL, 300 bases, de uns 50 clientes diferentes e um monte de aplicação estranha, algum tipo de conhecimento é necessário para manter tudo isso no ar sem um causar problema no outro.

A maior parte dos  nossos clientes não possui nenhum tipo de DBA, muitas vezes nem mesmo um estagiário que faça algum serviço de TI. Muitas dessas empresas apenas tem o consultor da aplicação que foi alguma vez para a empresa fazer a implantação do sistema, passou o telefone do suporte da aplicação e o nosso telefone e disse para o cliente: “Olha, se alguma coisa errada acontecer liga pra esses dois telefones.”

Quando temos algum “consultor” que saiba alguma coisa da parte de banco é incrivel, mas na maior parte desses casos ele não tem como fazer nenhuma modificação pois o código é fechado, basicamente ele aponta pra qual servidor de SQL está a base e o usuário/senha. Depois você começa a perguntar coisas mais complexas e ninguém sabe responder.

Claro que sempre existe aquela empresa X ou Y que tem uma ou um time de pessoas que faz o trabalho de administração do Banco, mas são muito pouco os casos e na maior parte desses casos eles acham que estão administrando um servidor dedicado apenas para a solução deles e em alguns casos eles estão dentro de um servidor de banco compartilhado onde não exite apenas a base deles.

Acho que em 90% dos casos sempre existe pelo menos 3 opções para a solução de um  problema, a forma correta “by the book”, a forma que tem que ser feita para resolver naquele cenário e a forma que alguém acha que deve resolver. Cabe ao time ou pessoa responsável por aquele ambiente ver qual a melhor forma para resolver a situação, sempre haverá alguém de fora achando que como “está fora da caixa” pode resolver mas, em muitos casos ela pode mais atrapalhar do que ajudar a resolver.

Também existem aquelas pessoas que acham que o SQL Server não precisa de um DBA,  “afinal de contas, dá pra fazer tudo pela interface gráfica”, uma vez fui a uma entrevista onde escutei isso do gerente da área. Como ele existem muitas outras pessoas que pensam da mesma forma, elas acham que se especializar em banco de dados é perda de tempo. Pior que essas pessoas são empresas de TI – que o foco é TI, vendem soluções de TI, respiram TI – não entenderem que quando você fala que precisa gastar um tempo vendo um problema de uma query causando stress de I/O que está fazendo o servidor compartilhado ficar lento para todos os clientes acha que você está fazendo corpo mole e não quer focar em outras coisas, só resolve o que acha que é importante e não liga para outros problemas. Isso acontece muito em empresas onde o time responsável pelo ambiente é pequeno, onde todos tem que ser multi-tarefas, nesses casos os ambientes são colocados para funcionar e apenas serão administrados em casos de problemas….

Resumindo,,, o trabalho de DBA é importante, ter foco em ambiente é importante. Banco de dados, não apenas SQL mas Oracle, MySQL, DB2, etc., precisam de atenção são eles que contém os dados do negócio.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Por que habilidades de DBA são necessárias?

  1. Os dados só tem valor quando são perdidos e quando acontece lembram que um cara que entendesse um pouco melhor da ferramenta teria evitado o problema… Mas ai já é tarde. Como eu sempre digo.. “If you pay peanuts, you get monkeys”.

  2. Pingback: T-SQL Tuesday #012 : Summary of why DBA skills are necessary | Paul S. Randal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s