Certificações são importantes?


Até que ponto certificações são importantes? ou fazem diferença? você é reconhecido pelo mercado hoje por ser certificado?

Uma coisa certa de se dizer é que não necessariamente ter certificação implica na pessoa saber alguma coisa, principalmente na nossa área. Hoje com a ajuda de programas como Pass4sure, ExamCollection e muitos outros, não é nada difícil qualquer pessoa, sabendo ler um pouco, conseguir um certificado de qualquer empresa de Software ou Hardware.

Então, o que faz os bons profissionais de TI, que estão (de verdade) trabalhando bem, fazendo o trabalho limpinho, tentando ao máximo elevar a qualidade, serem diferentes de outra pessoa que só fazem uma prova, passam e conseguem o certificado? Com certeza algum de vocês vai me dizer uma dessas frases: “Oras, a qualidade…”, ou “O profissionalismo…” ou “a competência” ou “bla bla bla”. Se essa realidade fosse tão boa assim o mercado seria diferente, pagaria melhor para pessoas realmente qualificadas e menos para os espertões que acham que conseguem um atalho. Hoje, eu já mudei meus hábitos quando se trata de uma oportunidade, já percebi que muitas pessoas de RH não acham elegante mas, já elimino quase 80% apenas perguntando quanto ($$$) eles pretendem pagar pela vaga. Um amigo uma vez me disse para eu trabalhar como consultor, isso é fácil de falar o problema é começar, o inicial seria tratar com pessoas, o que não é um dos meus melhores hábitos. Não sou o estilo profissional vendedor, sou o estivo resolvedor de problemas e isso não ajuda muito,,,

Quando surgiu a oportunidade do MCM (a saga), achei que seria um diferencial, afinal, não era para qualquer um, não era barato, tinha que dispor de tempo (3 semanas em Redmond), viajar e muitas outras coisas. Passei mais de 1 ano e meio planejando, juntando dinheiro, passaporte, visto, hospedagem, etc., fui até lá e fiz o curso,,,  para que? hoje mudaram a regra do jogo, qualquer um pode tentar, ficou mais barato (tudo bem que não tão barato), fácil (não no sentido de conseguir o certificado), sem precisar fazer o curso não tem a necessidade de gastar 3 semanas lá logo, sem hotel, passaporte, visto, alimentação. Mas, mesmo assim, foi uma experiência única (mas muito cara – claro,,, o que esperar da M$ pra esse tipo de coisa), estudar com os melhores, os caras que fazem e fizeram partes do código do SQL, isso valeu a pena. Se alguém me perguntar se o ROI vale a pena, pelo menos pra mim, fiz por questões pessoais, eu gosto muito de estudar e tento ser o melhor no que me proponho a fazer; já em relação ao retorno financeiro ai é uma outra história, não fez diferença antes e não faz diferença agora,,,

Lembre-se que vivemos em um lugar que a mentalidade da maioria das pessoas é tentar fazer mais com muito menos, se você se declara como um especialista em um produto específico e que apenas trabalha com aquele produto muitos vão falar que você é limitado e que pede um salário muito alto, se você trabalha com mais de um produto você é generalista, então, você não conhece a fundo o produto logo você não pode querer ganhar tanto e será cobrado como se fosse o especialista do produto. Isso me deixa chateado, por aqui quase não existem empresas que reconheçam um profissional que seja bom naquilo que faz e para ajudar existem muitos “dumpers” por ai ajudando a decair mais a qualidade do reconhecimento.

Eu sei que uma ajuda para a qualidade do mercado seria elevar o preço de provas e melhorar a qualidade técnica delas, mas isso com certeza nunca será feito, afinal com mais de 2.7 Mi de pessoas com pelo MCP a um custo de US$80 (na média) é um mercado muito vantajoso, talvez, quem  sabe, uma idéia, seria ter que forçar as pessoas a pelo menos fazer o curso como a VMWare faz, mas claro, acaba caindo no mesmo problema, vão diminuir a quantidade de pessoas que vão fazer as provas, logo diminui-se o lucro…

Eu sei que esse post não deve estar fazendo o menor sentido, só estou decepcionado com o rumo das coisas e acho que expor meu ponto de vista vai me fazer sentir melhor,,,

Anúncios

4 pensamentos sobre “Certificações são importantes?

  1. eu concordo e discordo de muitos pontos nesse post.. na minha visão, a certificação é importante sim, porque pelo menos te tira da multidão, faz com que você tenha 1 diferencial entre as centenas que estão se formando e são iguais a você..
    agora concordo que isso sirva somente para chamar a atenção do mercado, falar: óh, ele TALVEZ seja melhor que os outros.. depois disso, acredito que as empresas ainda devam testar os conhecimentos do profissional através de exames e/ou no dia-a-dia durante a fase de experiência, porque só na prática que você vai ver se o cara é um cheater ou se ele realmente sabe o que está falando.. o modelo do MCM anterior realmente fazia com que o ROI fosse baixissimo, por isso poucos fora da MS tentavam, único MCM da América Latina que eu conheço é justamente da MS Brasil, o Catae, muitos outros queriam fazer, mas não tinham condições, não só pelo alto valor, mas por ficar praticamente 1 mês sem atender clientes, o que para um consultor que não tem salário fixo é mais caro e complicado ainda.. eles removeram só as barreiras internacionais, não acredito que a prova ficará mais fácil.. mas vamos ver.. o Brasil não está na lista de países que podem oferecer a prova ainda, mas vamos ver como vai se comportar o novo modelo nos outros paises..

    quanto ao mercado de trabalho e valores… eu gosto da seguinte mentalidade: prova que sabe fazer, fala: meu preço é tal, quer? achou muito caro, então provavelmente não é uma empresa boa para que eu vá trabalhar… é a vida, precisamos ser seletivos, vaga é o que não falta no mercado de TI.. me ligaram da Dell a 2 mêses atrás pedindo ajuda pra encontrar 8 especialistas em SQL Server que estão procurando a meses, para trabalhar em POA.. parece que as pessoas tem medo de tentar as vagas nas empresas grandes, que podem pagar o que eles querem.. mas que tem processos de seleção MUITO rigorosos porque não confiam só na certificação 🙂

    e por último… exigir curso para certificação.. sou instrutor dos cursos oficiais.. e digo sempre de boca cheia: o curso 6231, de administração, é um LIXO. eu tenho meu curso customizado que eu entregava para os alunos, e não o MOC.. e não sou o único instrutor com esse pensamento.. se for exigir curso, primeiro a MS teria que fazer cursos decentes.. e isso custaria caro, é complicado..

    bem.. acho que é isso, esse é o meu ponto de vista pelo menos..
    abraço!

  2. Pingback: Develop About

  3. Pingback: Carreira em TI - Certificações são Importantes? | Profissionais TI

  4. Pingback: » Carreira em TI – Certificações são Importantes?Brasil Profissões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s