Remover permissão de pasta pública usando powershell

Um cliente pediu para remover a opção de criar sub-pastas de dentro das pastas públicas do Exchange 2010.

Ele possui +/- 6.500 usuários de AD (com contas de exchange) e um pouco mais de 9.000 pastas dentro das pastas públicas… cada sub-pasta tem uns 4 usuários diferentes…

Bom,,, dá pra fazer o trabalho pelo ECM ? claro… imagina quanto tempo o pessoal ia gastar removendo permissão 1 a 1,,, pasta a pasta,,, O pessoal pensou,,, e chegaram a conclusão de que 2 pessoas, 5 dias, 8 horas /dia, iriam conseguir terminar em +/- 6 semanas. Isso é meio que jogar tempo fora certo? levemente uma loucura? Então… o pessoal começou a fazer 1 a 1…

Depois de uns 3 dias de trabalho um deles perguntou se existia uma forma mais rápida de fazer esse trabalho,, e claro,, existe…

demorei 30 min montando o powershell abaixo,


$AllPublicFolders = Get-publicFolder '\Public Folder Base' -recurse #trocar aqui para a public folder que será a raiz da mudança
foreach($Pf in $AllPublicFolders ){
Get-PublicFolderClientPermission $Pf | Foreach{ Remove-PublicFolderClientPermission $_.Identity -User $_.User -AccessRights CreateSubfolders -Confirm:$False -erroraction 'silentlycontinue' }
}
# como existem usuários que vc nao pode trocar a permissao ele apresenta erro

# o comando de remove pede confirmacao para cada vez que e executado o -confirm:$false anula essa confirmacao


Basicamente o que ele faz:

  • Acessa uma public folder especifica e todas as sub-folders colocando em uma variável
  • para cada public folder  ele pega os usuários que tem permissão dentro dela e remove o direito de criar sub-folder
  • Não exibe mensagens de erro
  • suprime a necessidade de pressionar Y para cada remoção

O resultado foi bem legal… de +/- 6 semanas resolvemos tudo em +/- 3 horas.